top of page

Riqueza é ter tempo!

A riqueza lhe dá tempo. O tempo é o seu bem mais escasso, você sequer sabe até quando o terá. Descobrir como ficar rico poderia ser uma prioridade para quem valoriza o tempo.



mulher caminhando

Sendo verdadeiramente rico, você pode trabalhar em coisas que dão mais significado aos seus dias. Você pode se livrar de tarefas que considera chatas, e focar naquilo que você gosta e é realmente capacitado ou tem habilidade para fazer.



É bom lembrar que nas melhores definições, ser rico não significa ter US$1 bilhão. A riqueza pode estar relacionada ao controle que você tem sobre seu tempo.


Riqueza é participar de atividades que tornam seus dias satisfatórios e gratificantes.


Riqueza é ser saudável, física e emocionalmente. Se você não é, sua busca de riqueza tem que passar por esse caminho.


Mulher mais velha empurrando bicicleta

Riqueza também é poder passar tempo com seus amigos, inclusive os que moram longe.


Outro dia ouvi um dos mais famosos investidores de todos os tempos, conhecido por ser uma pessoa extremamente simples em seus gastos pessoais, respondendo à pergunta do que mais ele gostava em ser tão rico, e a resposta dele foi que era ser ouvido.


Dinheiro não é riqueza! Por mais que a sociedade tenha colocado isso como dogma, o dinheiro é apenas um instrumento que pode tornar o conceito acima possível, mas não é certo que a presença do dinheiro garanta esse tipo de riqueza. Quantos têm muito dinheiro e não têm tempo para saúde, para os amigos e sequer para o trabalho que gostariam de fazer.


Como então buscar esse tipo de riqueza?


Preencha a vida com o máximo de experiências enriquecedoras que puder.


Infelizmente não é simples trocar o seu tempo por uma quantidade relevante de dinheiro, de forma a ter a riqueza conceitual que estamos falando. Também não será fazendo algo que você detesta, ou que até gosta, mas faz de um jeito que odeia, com a esperança de um dia ter essa riqueza. Um exemplo de fazer algo que gosta de um jeito que odeia, pode ser quando a pessoa tem uma atividade no trabalho que gosta, mas em um local de trabalho muito longe, com um chefe insuportável e em uma empresa que não dá valor aos empregados.


Mulher se equilibrando

E não será em uma aposentadoria sem fazer nada valorizável pela sociedade que você vai alcançar finalmente a riqueza.


Construir riqueza exige que suas habilidades e capacidades produzam resultados valorizados pela sociedade. A sociedade valoriza sua atividade lhe pagando.


Precisa ser algo que outras pessoas no mundo também queiram, mesmo que ainda não saibam o que você está criando, mas que vão valorizar. Veja o exemplo do iPhone: as pessoas nem tinham o desejo, pois não sabiam do que se tratava, mas depois o desejaram a ponto de pagarem até meses de salário para terem um.


A melhor maneira de ficar rico é criando ou fazendo algo que você deseja dedicar grande parte do seu tempo e energia. Que você adore fazer. Mas... isso não basta! E pode até lhe levar a pobreza. Veja por exemplo quem adora ficar ouvindo música, ou assistindo TV, passando horas nas redes sociais ou acompanhando em detalhes os jogos do seu time. Pode ser tudo prazeroso para você, mas a sociedade não vai lhe pagar nada por isso. Você sabe quem são os que ganham dinheiro com essas coisas, certo? São os que fazem, os criadores, não os consumidores.


Esse é o caminho do dinheiro. Ele se move dos consumidores, dos curtidores e da plateia para os criadores, aqueles que fazem.


Duas crianças olhando o horizonte

Faça um inventário do seu tempo. Quanto dele é consumindo e quanto é construindo, criando, fazendo e vendendo produtos e serviços que você gosta e a sociedade valoriza? As pessoas ricas concentram o seu tempo nestas últimas atividades e é onde eu e você devemos também nos concentrar.


Até onde essa busca infindável por riqueza leva? Não sei quanto tempo tenho e nem quanto tempo você tem, mas não se preocupe, aproveite o caminho e comece a ter uma mente rica hoje mesmo.


Assinatura de Oderson


Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page